Pastoral Catequética

A catequese é um dos meios pelos quais Deus continua hoje a se manifestar às pessoas. Ela atualiza a Revelação acontecida no passado. O catequista experimenta a Palavra de Deus em sua boca, à medida que, servindo-se da Sagrada Escritura e dos ensinamentos da Igreja, vivendo e testemunhando sua fé na comunidade e no mundo, transmite para seus irmãos essa experiência de Deus. “A fidelidade a Deus se expressa na catequese como fidelidade à palavra e à integridade de sua mensagem”. Ele também é um profeta, pois, faz ecoar a Palavra de Deus na comunidade (DNC 27). Para que se cumpra tão relevante papel, é preciso catequistas bem preparados, com formação sólida que envolva não só o conhecimento, mas o cultivo da espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo, conforme nos convida o Documento de Aparecida. Daí a ênfase do Regional de Catequese quanto à formação dos catequistas.

Objetivos
Atender às orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015), no tocante aos projetos de formação nas Dioceses, assim como do Diretório Nacional de Catequese e Documento de Aparecida. Articular entre as equipes de formação das Dioceses as experiências bem sucedidas já existentes, a fim de colaborar no seu crescimento. Intensificar as reflexões sobre Catequese de Iniciação à Vida Cristã na busca de caminhos para uma Catequese de inspiração catecumenal. Oferecer alternativas de formação aos catequistas, respondendo às exigências de adaptação às novas situações que a sociedade apresenta. Promover uma caminhada conjunta do Regional e das Dioceses, na busca de soluções comuns. Manter as Equipes Diocesanas atualizadas quanto ao progresso dos estudos relacionados à Catequese.

Projetos

• Readequação pedagógica da Escola Bíblico-Catequética “Emaús” e das Escolas Bíblico-Catequéticas Diocesanas.
  • Realimentação do sistema de formação nos diferentes níveis da Catequese: paroquial, diocesano e regional (de inspiração catecumenal).
  • Atualização para coordenações diocesanas e paroquiais de Catequese.
  • Capacitação de Assessores das Escolas Bíblico-Catequéticas Diocesanas e Regional de Catequese.
  • Capacitação de Assessores das Equipes Diocesanas e Paroquiais de Catequese.
  • Capacitação de catequistas para o processo de Iniciação à Vida Cristã..
  • Assessoria nos encontros, congressos, simpósios, seminários e Escolas Bíblico-Catequéticas.
  • Publicação de materiais catequéticos.
  • Revisão da coleção Crescer em Comunhão .

Pastoral Catequética - Calendário