Instituto Missionário São José

É brasileiro e jovem, Nasceu em Potirendaba – SP, em 19 de março de 1977 sob o olhar e a proteção de São José, homem da providência.

Proposta de Vida: Carisma

Vida Comunitária: viver em comunidade para melhor expressar o amor cristão.
Vida Missionária: estar onde mais precisar, especificamente nas dioceses carentes de clero e despertar o Povo de Deus a consciência de que pelo batismo todos é missionário.
Vida Vocacional: responder a vocação e ajudar os cristãos a descobrirem o chamado de Deus.

Objetivo: O Instituto Missionário de São José tem por objetivo despertar e incentivar a vivência da missionariedade da Igreja e a responsabilidade de desenvolver e animar a consciência missionária nas Igrejas particulares.

Natureza Jurídica: é uma Sociedade de Vida Apostólica de caráter clerical, de Direito Diocesano, som sede na Diocese de Taubaté – Estado de São Paulo no Brasil e, como tal, rege-se pelo Código de Direito Canônico no que lhe é específico, gozando de autonomia própria conforme o direito, tanto no governo interno quanto na capacidade de posse e da administração de bens materiais.

Fundador Pe. Libânio: Um Missionário

Pe. Libânio Cicuto nasceu em Nova Aliança – SP, aos 27 de maio de 1940. É o quarto filho de uma família de cinco irmãos. Segundo seu pai, desde garoto manifestava o desejo de ser padre. Os estudos e sua intuição pessoal forneceram para que captasse o garnde desafio do momento atual: a Igreja e essencialmente missionária. Ela existe para evangelizar e isso implica em leva a Boa Notícia (Evangelho) a todas as pessoas (Mc 16, 15 ss).

Padre Libânio foi um homem de vida curta, pois viveu apenas 57 anos, mas deixou um grande testemunho de ardor missionário e animação vocacional que vale a pena ser imitado e seguido, pois grande bem fez a tantas comunidades e pessoas com as quais encontrou e conviveu. “Sonhando com uma comunidade de padres missionários que pudessem auxiliar as dioceses necessitadas de padres, e tendo diante de si um novo cenário da Igreja, proposto pelo Concílio Vaticano II, resolveu dar inicio a uma obra missionária, sob a proteção de São José de quem sempre foi um grande devoto”. (FALTA O RESTANTE)

Atuação Missionária

- São Paulo nas Dioceses de Taubaté, Mogi das Cruzes e Arquidiocese de São Paulo;
- Goiás nas Dioceses de Ipameri e Itumbiara;
- Paraná na Diocese de Umuarama;
- Minas Gerais na Diocese de Teófilo Otoni;
- Mato Grosso na Diocese de São Luiz de Cáceres;
- Mato Grosso do Sul na Diocese de Três Lagoas.
  Aparecida do Taboado no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida desde fevereiro de 1992.

Instituto Missionário São José - Calendário