Cursilho

O Cursilho é uma palavra espanhola, que quer dizer "pequeno curso", de pouca duração. Teve origem na Espanha, através de um grupo de jovens pertencentes à juventude de ação católica espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca – Ilha de Maiorca, em agosto de 1948. O Movimento se espalhou por toda a Espanha e transpôs fronteiras propagando-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º. Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas. Atualmente, realizam-se Cursilhos em todos os estados brasileiros.

É um encontro vivencial, com uma dinâmica própria, onde um grupo de cristãos (leigos e sacerdotes) testemunha sua caminhada e coloca para reflexão e debate temas ligados a fé e à vida.

O Cursilho é um método que gera um movimento, nos despertando e capacitando a criar núcleos de cristãos que prossigam levando aos seus vários ambientes os critérios e valores do Evangelho.

É também um tempo forte do Movimento de Cursilhos de Cristandade, em que a proclamação jubilosa da Boa Nova, a entrega da Mensagem (Graça, Reino e Seguimento de Jesus) aos participantes, é feita de forma vivencial e comunitária;

O Cursilho é tanto para homens como mulheres, adultos ou jovens, que sejam pessoas:

Com capacidade de redescobrir e reafirmar sua personalidade através de opções livres e conscientes;
Inquietas, ansiosas para transforma-se e transformar o mundo na linha da solidariedade e da justiça;
Aptas para viver em e para a comunidade, capazes de dar sabor como o sal, de iluminar como a luz, de transformar a massa como o fermento.

O Cursilho não é: Apenas uma expediência de fim-de-semana ou um simples retiro ou uma terapia de grupo. É uma experiência profunda de fé, de transformação pessoal e religiosa.
O Cursilho existe para evangelizar, em quatro aspectos:

• Possibilitar a vivência e a convivência do fundamental cristão;
  • Ajudar a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a;
  • Criar núcleo de cristãos;
  • Fermentar de Evangelho os ambientes.

Em síntese, o Cursilho tem método próprio (querigmático - vivencial) facilita a vivência do Fundamental Cristão, na conversão aos valores do Reino de Deus, ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a e criando Núcleos Ambientais Cristãos. Estes núcleos são pequenas comunidades eclesiais criados para que as pessoas fermentem de Evangelho os seus ambientes (familiar, profissional, social, político, religioso...) através de seu testemunho e da palavra, e que pratiquem os valores do Reino de Deus, anunciados por Jesus Cristo.

Quer uma dica?

Só dá pra saber realmente o que é o Cursilho, quando se vive esta experiência!
Participe!

Cursilho - Calendário